terça-feira, 30 de junho de 2009

Curso de Fandango no "Glaucus"


Buenas Gauchada;


Vai começar! será no dia 03 de julho o início do Curso de Danças de Fandango no galpão do CTG Glaucus Saraiva. O curso, desta vez, será ministrado por Rogério Bastos e Elisa Mota e terá toda a renda revertida para a compra das pilchas para a Invernada Artística de Danças Tradicionais. Quem estava esperando por um curso de danças "buenacho" e com baixo custo...não poderá perder esta oportunidade. Toda a sexta-feira, às 20:00 horas, a gauchada poderá se reunir, para prosear e aprender a dar uns "pasitos" de dança e, "deixar de fazer feio nos baile", que tal? Então não perca tempo!... Aaaahhh! o preço? não te preocupas vivente que é flor de tão barato! R$ 30,00 (trinta reais) para não sócios e R$ 20,00 (vinte reais) para os sócios, é preço pr'a lotar o salão! Te esperamos lá!

As Façanhas dos Farroupilhas


Buenas Gauchada;

Com textos de Manoelito Savaris e uma nova apresentação, Rogério Bastos palestrou para os professores na Secretaria de Estado da Educação na tarde do dia 24 de junho. Abordando o tema da semana farroupilha 2009 mas com ênfase às façanhas e não aos combates, em uma hora e quinze minutos, o Professor Rogério Bastos esteve no auditório do CAFF. Depois desta palestra, foram vários os convites recebidos para novas palestras, como os de Vacaria, Santana do Livramento, Estrela, Passo Fundo, Canoas e região da campanha.


Vale a pena conferir! Quem quiser pode entrar em contato com Rogério Bastos pelo endereço eletrônico: rogerio@mtg.org.br ou ligar para o MTG.
Fonte:http://www.rogeriobastos.blogspot.com

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Só para lembrar...

Buenas Gauchada;

Hoje tem "aniversariantes do mês", não esqueçam de trazer o já famoso "naquinho" de picanha...até!

domingo, 28 de junho de 2009

Resultados da 1ª RT

RESULTADOS 40ª CIRANDA da 1ª RT

PRENDAS





ADULTAS:

1ª PRENDA:KELLY PEREIRA DA ROCHA-DTG LENÇO VERDE DA QUERÊNCIA
2ª PRENDA:MARIANA SOARES - CTG ALDEIA DOS ANJOS
3ª PRENDA:THAMIRES KRUGER ALVES-CTG DARCI FAGUNDES

JUVENIL

1ª PRENDA:NATHALIA RODRIGUES - CTG DARCI FAGUNDES
2ª PRENDA:THAIS NASCIMENTO DE OLIVEIRA-35 CTG
3ª PRENDA:DARA FELIX DE MEDEIROS-DTG EST. PROV. DE S. PEDRO

MIRIM

1ª PRENDA:GIOVANNA MOTTINI - DTG LENÇO COLORADO
2ª PRENDA:INGRID MILITÃO - CTG ALDEIA DOS ANJOS
3ª PRENDA:ANA LAURA FRITZ- 35 CTG

PRENDA VETERANA:
MARIA MARGARETE DOS SANTOS- DTG SANGUE NATIVO



RESULTADOS 22º ENTREVERO da 1ª RT




PEÕES:



PEÃO FARROUPILHA - JEFERSON DOS PASSOS QUADROS - DTG CAIBOATÉ
PEÃO DESTAQUE CAMPEIRO - ALEX SANDRO DE SOUZA MELLO - DTG EST. PROV. DE S. PEDRO


PEÃO DESTAQUE ARTÍSTICO E CULTURAL: RENAN BEZERRA MARQUES-CTG DARCI FAGUNDES

GURI FARROUPILHA - GHUILHERME CASTILHOS DOS SANTOS-CTG ALDEIA DOS ANJOS


GURI DESTAQUE CAMPEIRO - RAFAEL ALVES DE OLIVEIRA - DTG EST. PROV. DE S. PEDRO


GURI DESTAQUE ARTÍSTICO E CULTURAL-FREDERICH DE OLIVEIRA - 35 CTG

PIÁ FARROUPILHA - ROGER GABRIEL M. GUEDES - 35 CTG
PIÁ DESTAQUE CAMPEIRO - ARTHUR SALES DA SILVA-CTG ESTÂNCIA DA AZENHA
PIÁ DESTAQUE ARTÍSTICO E CULTURAL-FERNANDO SALVADOR-CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO




Fonte: Chasque Pampeano

Elisa no Galpão Crioulo


Buenas Gauchada;


A Professora Elisa Mota, do CTG Glaucus Saraiva, esteve participando junto com a sua Entidade, o CTG Gildo de Freitas, de um programa especial do Galpão Crioulo, que foi ao ar na manhã deste domingo. Quem não assistiu, pode conferir a participação da querida "Profe" por meio do Televisor do Chasque-eletrônico do CTG Glaucus Saraiva (TV Glaucus). Parabéns Elisa e parabéns Wagner, nosso coreógrafo que também teve participação no programa.

"Glaucus" participa da Festa Junina

Buenas Gauchada;

Foi um grande sucesso a Festa Junina promovida pelo Clube Geraldo Santana que contou com a participação de nossa Entidade em várias frentes de trabalho. Na manhã do sábado, logo cedo, muitos de nossos integrantes já estavam envolvidos na preparação das receitas que ofereceríamos aos convidados do clube, quando fomos visitados pelo Presidente Peixoto e alguns dos membros da sua diretoria, que puderam coferir de perto o trabalho da equipe do CTG Glaucus Saraiva, comandados pelo Patrão Púglia e pela nossa Patroa Ivana.











No meio da tarde com tudo pronto, já estava na hora da festa e o Patrão Púglia se pilchou a capricho e partiu com mais uma leva das delícias preparadas pela Patroa Ivana e sua equipe.





A barraca do "Glaucus" estava montada e preparada para receber os sócios que participaram intensamente da festa, o companheiro Rambo e o Capataz Castilhos comandavam a bancada que vendia muito quentão, pipoca, sagú, pinhão e, é claro, o já famoso "Churrasquinho do Tio Leonel", que aliás, foi a sensação da festa.



Muitos dos nossos integrantes se dirigiram ao local da festa, para aproveitar um pouco das brincadeiras que eram oferecidas, jogo das argolas, pula-pula, piscina de bolinhas, artesanato, vários doces, enfim, tudo que tinha de bom na festa, afinal, em seguida haveria apresentações de todas as nossas Invernadas de Danças Tradicionais.



Depois das apresentações das Invernadas Artísticas do CTG Glaucus Saraiva, que fez o maior sucesso junto ao público da festa, era chegada a hora de acender a fogueira. Os fogos de artifício anunciavam que estava chegando a hora e a fogueira, de base redonda, com formato cônico, homenageava a São João, o padroeiro da festa.
Muitos de nossos integrantes se reuniram próximo a fogueira de São João, e neste momento com certeza pensavam também no padroeiro do Rio Grande do Sul, São Pedro, o protetor dos pescadores e que se homenageado fosse, mereceria uma fogueira de formato triangular, como nos ensina as tradições de nosso Estado.






Mas a festa estava bonita, a fogueira de São João fez sucesso, as bancas ficaram lotadas e as filas no "Churrasquinho do Tio Leonel" eram intermináveis, ou seja, foi um êxito total.



No final da noite, o frio já era intenso, os sócios recolhiam as suas crianças querendo protegê-las da friagem que se achegava na festa, mas saíam satisfeitos com o que viram, muita festa, muita comida, muita música e uma "baita apresentação de cultura, puramente gaúcha" com a pequena mostra de nossas danças tradicionais.


A fogueira de São João agonizava em cinzas, anunciando o fim da festa...mas fica o agradecimento do CTG Glaucus Saraiva a todos os seus integrantes que trabalharam duro pra que tudo saísse da melhor forma possível. Obrigado aos companheiros tradicionalistas que se fizeram presentes, obrigado aos sócios do nosso clube pela presença e parabéns aos organizadores desta grande festa do Clube Geraldo Santana. Até a próxima!

Encerramento da Campanha do Agasalho

Buenas Gauchada;

No sábado passado, dia 27 de junho, boa parte de nossos integrantes esteve em nosso galpão para participar do encerramento da nossa "Campanha do Agasalho". Como parte da Gincana Cultural, as equipes deveriam arrecadar os agasalhos para a campanha que seriam reunidos no sábado a tarde, às 14:00 horas. Infelizmente houve um pequeno atraso na contabilização dos pontos que cada equipe teria direito devido ao ensaio da Invernada Adulta que foi marcado para o mesmo horário, o que resultou na falta de tempo e da não participação de vários integrantes nas atividades previstas para a gincana.



As atividades à tarde, envolviam não só a reunião dos agasalhos arrecadados por cada equipe que perticipa da gincana, mas também a entrega e apresentação de uma pequena pesquisa cujo o tema deveria ser "Festas Juninas".











Mesmo com o atraso e a falta de alguns integrantes das equipes envolvidas, conseguimos concluir a contagem dos agasalhos e a apresentação dos trabalhos pesquisados, partindo em seguida para a entrega dos agasalhos para o "Clube de Mães" do Clube Geraldo Santana.


A entrega dos agasalhos ocorreu na entrada da quadra onde se realizaria a Festa Junina promovida pelo Departamento de Marketing do Clube Geraldo Santana, onde todos que entregavam recebiam um "docinho" na entrada da festa.







No final desta campanha promovida pelo CTG Glaucus Saraiva, contamos mais de 350 peças de agasalhos que foram entregues a organização da Festa Junina, contribuindo de forma simples para amenizar as dificuldades daqueles mais necessitados nestes dias de frio intenso que se aproximam de nosso Estado.



Foi uma pequena contribuição da nossa Entidade, mas que contou com a boa vontade de muitos de nossos integrantes e, além de encher a caixa que arrecadava os agasalhos, serviu para despertar em alguns o espírito solidário com o próximo, que as vezes fica adormecido em muitos de nós. Parabéns a todos que contribuiram com a nossa campanha, doando os agasalhos, ajudando na contabilização, ou simplesmente participando da nossa Gincana Cultural. Até a próxima!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Campanha do Agasalho



Buenas Gauchada;


Resultado de uma de nossas tarefas da Gincana Cultural, a Campanha do Agasalho do CTG Glaucus Saraiva, teve boa participação do nosso pessoal. Quem ainda tiver agasalhos em casa poderá entregar amanhã, sábado, às 14:00 h no galpão. Os agasalhos arrecadados serão recolhidos ao Clube de Mães do Grêmio Geraldo Santana, para serem entregues a uma instituição que será escolhida pelas mães do clube.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

7ª Cavalgada São Pedro

Mais de 200 cavaleiros são esperados para a Festa Tradicionalista em Sapucaia do Sul. A 7ª Cavalgada São Pedro está prevista para sábado, dia 27, às 07:00 h. O ponto de encontro será no Piquete Memórias do Passado (Luiz Pasteur, 6672). O trajeto dos cavaleiros envolve as cidades de Nova Santa Rita, Canoas e Esteio. Em nova Santa Rita os cavaleiros passarão a noite no CTG Querência Pampeana. A volta está programada para o domingo de manhã. Todos os cavaleiros do estado são bem-vindos. Mais informações pelo telefone 3473 0472.

Fonte: Jornal Estação

Festa Junina Sábado



Buenas Gauchada,


No sábado nós vamos participar da Festa Junina promovida pelo Clube Geraldo Santana e vamos aproveitar para dar sequência a nossa Gincana Cultural, com mais uma prova. Desta feita a tarefa consiste em uma pesquisa exatamente sobre esta temática: "Festas Juninas". O professor Rogério Bastos já fez toda a pesquisa e publicou no Caderno Piá 21 do Jornal Eco da Tradição, aliás, foi a partir desta matéria que tivemos a idéia de propor o tema, por isso, não há desculpas para não realizarem a tarefa. Em nosso galpão há alguns exemplares desta edição do jornal, é só pedir ao Patrão Púglia.


Alguns "naquinhos" da pesquisa do professor Rogério, publicada no Eco da Tradição.




SANTOS PADROEIROS


Os Santos Padroeiros do Ciclo Junino são comemorados de formas distintas nas seguintes datas do mês de junho: 13 - Santo Antônio; 24 - São João; 29 - São Pedro.




SANTO ANTÔNIO - é o santo casamenteiro.
SÃO JOÃO - é a festa junina mais popular no Estado.
SÃO PEDRO - é o nosso Santo Padroeiro do Rio Grande do Sul.


FOGUEIRAS

Para cada Santo existe um tipo de fogueira, ou melhor, há três formas diferentes de armar a fogueira: a quadrada, a cônica e a triangular.

COMES E BEBES

Pipoca, pinhão, canjica...etc.

Não esqueçam que o traje recomendado em nossas Festas Juninas é a Pilcha e, é claro, coloquem a bibliografia, ou seja, de onde vocês tiraram as informações...vale 50 pontos.

Bueno, esta não é a pesquisa, não! é só uma "amostrinha", todos devem pesquisar, vale pesquisar em outras fontes além do Eco da Tradição, mas vou logo avisando, a pesquisa do nosso professor "tá flor-de-especial". Então, até sábado!

22º Entrevero de Peões da 1ª RT

Buenas Gauchada;

Domingo passado, dia 21 de junho, no CTG Gomes Jardim, foram realizadas as provas campeiras do 22º Entrevero de Peões da 1ª RT. No sítio do Chasque Pampeano há várias fotos do evento em uma bela sequência que retrata bem como foram as atividades daquele dia. Quem quiser dar uma olhada, basta acessar o sítio "Chasque Pampeano" ou então "bombear" o "Blog da UTV Cultural". Nós copiamos algumas fotos para o nosso pessoal ter uma idéia.

Ocorreu no dia 21 de junho (domingo) no CTG Gomes Jardim em Guaiba o 22º Entrevero de Peões da 1ª RT-MTG. O dia colaborou com temperatura agradável e sol pleno. O CTG Gomes Jardim além de ser a casa do atual Peão Farroupilha da 1ª RT, Rogério Conceição de Almeida , apresenta uma estrutura magnifica para eventos Tradicionalista, tanto campeiro como artístico.



Nosso Companheiro Jairo, proseava sossegado com o Mauro Augusto Pinheiro Júnior, Guri Destaque Artístico Cultural da 1ª RT.



Estes aí do retrato foram os concorrentes que compareceram no dia das Provas Campeiras.




Cevando Mate - Artur Sales da Silva, Piá Farroupilha do CTG Estância da Azenha - Porto Alegre










Preparando Churrasco - Guilherme Castilho dos Santos, Guri Farroupilha do CTG Aldeia dos Anjos – Gravataí
















Emalando Poncho - Frederick de Oliveira, Guri Farroupilha do 35 CTG - Porto Alegre








Fontes: BLOG UTV CULTURAL / Chasque Pampeano