quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mensagem aos Amigos

Meus amigos!

"Eis que surge lá no fundão da estância, após se entreverar por várias coxilhas mundo a fora, o índio Noel, montadito em sua charrete cheia de presentes, que mais parece um mascate vindo do
Uruguai, para novamente celebrar o nascimento do Piazito, uhh guri de respeito, gaudério dos pampas, chamado JESUS, filho da Dona Maria, prenda flor de rezadera, e do seu José, um carpinteiro pra lá de especial. Este Piazito veio pra salvar toda a indiada que se perdeu pelas carreradas da vida. Que este Natal, juntamente com toda tropilha de amigos, o Índio Noel traga PAZ, SAÚDE e PROSPERIDADE a todos os MARAGATOS, CHIMANGOS E VIVENTES DE TODAS AS VÁRZEAS E COXILHAS. "

Um grande abraço e um baita quebra costelas bem chinchado
E que 2010 SEJA UM ANO LOCO DE ESPECIAL!!!!
Fonte: Adriano Medeiros - 1º Sota-Capataz CTG Glaucus Saraiva

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ternos de Reis

Tradição comemorativa da visita dos Reis Magos, os Ternos de Reis, cuja origem se perde na poeira dos tempos, chegaram ao Rio Grande do Sul em 1732, com os colonizadores açorianos, segundo pesquisas feitas pelo folclorista João Carlos Paixão Côrtes.

A festividade também acontece em outros estados, onde foi sofrendo modificações, ampliadas com motivos folclóricos locais. A obscura origem dos Reis Magos tem desafiado pesquisadores.

Tom Henshaw, por exemplo, sustenta que eles eram "sacerdotes de uma religião oriental monoteísta, fundada mil anos antes por Zoroastro no planalto iraniano, muito a leste de Belém.

Os Magos eram particularmente versados sobre astrologia, daí o símbolo da estrela. Eram reis, ideia pela primeira vez sugerida pelo filósofo cristão Tertuliano, no século II. Esta ideia ganhou tal aceitação que os artistas da Renascença sempre os representaram em vestes reais, coroados e cercados por dezenas de servidores".

Conforme Paixão Côrtes, a própria palavra Mago era habitualmente a grandes filósofos e sábios. "Neste sentido, Baltazar, Belchior e Gaspar o eram, pois reconheceram o Menino Jesus como o salvador da humanidade. Até mesmo não se sabe ao certo qual era o número de Magos que acompanhava a caravana", acrescenta.O folclorista explica que, segundo a tradição, o ciclo natalino começa no dia 24 de dezembro e segue até 6 de janeiro, Dia de Reis. Neste período, os grupos musicais anunciam, de casa em casa, o nascimento do Salvador.

Normalmente, a visita acontece à noite. A residência visitada deve estar com portas e janelas fechadas.
O Terno se aproxima em silêncio, começa a cantar versos de saudação e pede permissão ao dono da casa para entrar.O ritual inclui quadras de entrada, dos pastores, reis e oferendas.
A visita é encerrada com os versos de despedida. Durante dez anos, Paixão Côrtes recolheu mais de 3 mil quadras, como os versos de despedida que transcrevemos.

É variável o número de participantes de um Terno, pois nem sempre os cantadores são também instrumentistas.
Isso implica maior divisão das funções.
Em território gaúcho, a tradição é preservada em dezenas de municípios. Entre eles alguns da faixa litorânea, de Torres a Rio Grande; da região Lacustre e da área ribeirinha dos rios que formam o estuário da Lagoa dos Patos. Na Serra, destaca-se o Terno da Família Seibt.


Meu senhor dono da casa

A todos peço perdão

Para ir a outra parte

Decantar a adoração

Vamos dar a despedida
Como deu Cristo em Belém

Este Terno se despede

Até o ano que vem


Crédito: ACERVO PAIXÃO Cõrtes /
Correio do Povo/ PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 28 DE DEZEMBRO DE 2009

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Feliz 2010!

domingo, 20 de dezembro de 2009

Mensagem do Patrão.


Buenas Gauchada!

No mundo em que vivemos hoje, torna-se cada vez mais difícil enfrentar os desafios do dia a dia. São muitas as dificuldades que nos cercam, como o desemprego, doenças na família, violência, miséria...

No entanto, não podemos cruzar os braços e nos deixar levar pelo desânimo. Porque pessoas entram em nossas vidas, por uma RAZÃO, por uma ESTAÇÃO ou por uma VIDA INTEIRA.

Quando percebemos qual motivo é, nós vamos saber o
que fazer com cada Pessoa.

Quando alguém esta em nossas vidas, por uma RAZÃO...
É geralmente para suprir uma necessidade que demonstramos, elas vêm para auxiliar em uma dificuldade, fornecer apoio e orientação, ajudar física, emocional ou espiritualmente, elas poderão parecer dádiva de DEUS, e são!!! Elas estão lá pela RAZÃO que precisamos que lá estejam, então sem nenhuma atitude errada de sua parte ou em uma hora inconveniente, esta Pessoa vai dizer alguma coisa para levar essa relação a um fim, às vezes essas Pessoas morrem, às vezes elas simplesmente se vão, às vezes elas agem e nos forçam a tomar uma posição, o que devemos entender é que nossas necessidades foram atendidas, nossos desejos preenchidos e os trabalhos delas feitos, as orações foram atendidas, e agora, é tempo de ir.

Quando Pessoas entram em nossas vidas por uma ESTAÇÃO...
É porque chegou a nossa vez de dividir, crescer e aprender, elas nos trazem a experiência da Paz, ou nos fazem voltar a sorrir, elas poderão ensinar algo que nunca fizemos, elas, geralmente, dão uma quantidade enorme de prazer, Acredite!!! É real!!!

Mas sómente, por uma ESTAÇÃO.

Relacionamentos de uma VIDA INTEIRA... Ensinam lições para uma VIDA INTEIRA, coisas que devemos construir para ter uma formação emocional sólida, nossa tarefa é aceitar a lição e as diferenças, amar as Pessoas e colocar o que aprendemos em uso, em todos os outros relacionamentos e áreas de nossa vida, é dito que o amor é cego, mas a amizade é clarividente.
Conserva sempre Deus em teu coração...
Desejando a toda família Geraldina e em especial a família Glaucus Saraiva um NATAL com as Bençãos do Menino Jesus e um ANO NOVO repleto de Paz , Saúde e Prosperidade...
Obrigado, por fazerem parte de nossas vidas!!!


São os votos do Patrão Púglia e Família.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Capital Farroupilha será cenário de curtas

PIRATINI
Os curtas-metragens ''O Manancial'' e ''O Contrabandista'' serão gravados no município de Piratini, a primeira Capital Farroupilha, na Zona Sul do Estado. Os filmes são de responsabilidade da Cinematográfica Pampeana, do cineasta Henrique de Freitas Lima, e fazem parte de adaptação dos ''Contos Gauchescos'', de Simões Lopes Neto, para tevê e cinema.
A fase de pré-produção terá início em 4 de janeiro, com a instalação da equipe na cidade. O Núcleo de Artes Piratiniense já tratou com a diretora de produção, Gina O’Donnel, sobre a participação de integrantes da comunidade nas produções. No último fim de semana, no CTG 20 de Setembro, foram apresentados os dois curtas da série gravados em São Gabriel e a película sobre a biografia de Simões Lopes Neto.
Na ocasião, Henrique Lima falou sobre o valor cultural das obras, bem como a riqueza e as oportunidades que Piratini receberá com a gravação dos curtas-metragens.
fonte:jornal correio do povo/cidades/18 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ENCENAÇÃO DE AUTO DE NATAL ENCERRA AS ATIVIDADES DO CTG

A encenação de Auto de Natal no domingo à tarde, encerrou as atividades do CTG com "chave de ouro", resgatando a tradição do Natal Gaúcho, e proporcionando uma grande confraternização das famílias dentro do galpão. Nossa 1ª Prenda Maira Rodrigues e sua irmã Janine, contaram com a participação de integrantes das Invernadas Adulta e Mirim, além de pais e integrantes da patronagem. A festa foi completa, após a encenação, todos confraternização com muito doce, salgados e um belo chá organizado pelas mães e membros da Patronagem. O Patrão Puglia, fez uma manifestação de agradecimento a todos os presentes, e em especial a todos os envolvidos na encenação.























quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Confraria encerra o ano

Buenas Gauchada;

Ao se aproximar o fim-de-ano costumamos fazer o "balanço" de tudo o que realizamos durante os últimos tempos em nossas vidas, em nossos negócios e, é assim também em nossas entidades. Dezembro chegou e com ele vários eventos estão marcando o encerramento das atividades em nosso galpão.






A companheirada da Confraria Panela de Ferro que iniciou este ano com o pé direito, chega ao seu fim com um encontro que sintetiza o sucesso que os acompanhou durante o ano de 2009. Reunindo os amigos e as famílias, mais uma vez a "Confraria", sob a liderança do nosso "Sota" Adriano Medeiros que sempre tem o costado do "Capataz" Castilhos e do nosso "Peão das Confianças" Amilton, realizou um baita evento, com bóia das buenas e muita alegria que se espalhou pelo galpão, afinal, a iniciativa destes companheiros em criar a "Confraria" foi um golaço, ou, como diria o campeiro, "foi um pealo de cucharra", acertando em cheio e na medida, fazendo com que a "Confraria" tomasse a dimensão de um departamento de nossa entidade.







A Confraria veio para ficar e que siga assim, cada vez melhor, fazendo parte de nosso CTG, reunindo os amigos em momentos importantes, de boa bóia, boa prosa e muita alegria. Parabéns a todos que participaram deste evento e a nossa querida "Dona Flor" que, silenciosamente, preparou as saladas e contribuiu para o sucesso do evento. Ano que vem tem mais e muitas novidades serão apresentadas pelos confrades Amilton, Castilhos e Adriano, a tríade fraterna e confiável, unida para o bem e, principalmente, para a "boa bóia campeira". Parabéns e até lá!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Felicitações dos Amigos


Em nome dos integrantes do CTG Glaucus Saraiva, agradecemos ao apoio que a "FORMATTO9" nos deu durante o ano de 2009 e desejamos permanecer parceiros em 2010.

Muito Obrigado, Boas Festas e um Feliz Ano Novo!

A Patronagem.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

AUTO DE NATAL

No dia 13.12.2009, o CTG Glaucus Saraiva, através de suas invernadas Adulta e Mirim, estarão realizando um Auto de Natal, para comemorar o encerramento de mais um ano de atividades.
Convidamos a todos os integrantes do CTG e associados do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana a participarem deste que será um autêntico natal gaudério. As invernadas estarão representando o nascimento do menino Jesus, com muita dança e alegria, como deve ser o natal do Rio Grande do Sul, coordenados por nossa 1ª prenda Maira Rodrigues.
O evento ocorrerá no domingo dia 13, às 17:00h, no galpão do CTG.

Tragam um pratinho de doce ou salgados, e venham confraternizar conosco!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TORNEIO DE CONFRATERNIZAÇÃO DO TRUCO

É TRUCO.... E NÃO TEM PRA NINGUÊM....
Parabéns ao Posteiro do truco do Glaucus Saraiva, companheiro Armindo.
Mais uma vez tivemos casa cheia de amigos de diversas entidades co-irmãs, para o torneio de confraternização e encerramento das atividades no ano de 2009.
Tivemos 22 trios inscritos participando do torneio.
A janta ficou a cargo da "Confraria Panela de Ferro", que elaborou uma boa comida campeira, acompanhada de um excelente churrasco. Entre os diversos amigos das entidades do meio tradicionalista, estava o amigo da casa e companheiro de truco, músico e intérprete do cancioneiro riograndense, "GAÚCHO DA FRONTEIRA", para abrilhantar ainda mais nosso evento.
O Patrão Leonel Púglia nas suas considerações, desejou boas vindas a todos e agradeceu em nome do Departamento de Tradição e Folclore do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CTG Glaucus Saraiva), a participação de todos os presentes, em mais este evento.
Em outra postagem estaremos trazendo a nominata dos vencedores do torneio.

FOTOS DO EVENTO











terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO DO CTG

A festa estava mais linda que flor de aguapé. Teve a participação de quase a totalidade dos integrantes do CTG, os que faltaram, foi por motivo profissional ou pessoal de relevância.
Alguns integrantes, juntamente com o Patrão Puglia e a Patroa Ivana, anteciparam a sua ida no sábado, e com isto puderam preparar a recepção de chegada do resto dos integrantes, com um belo café e muita guluseima, preparadas pela mães. A turma se divertiu com futebol, jogo de bocha e outros jogos que estavam a disposição nas dependências da colônia de férias do GSEGS em Tapes. O almoço foi um belo churrasco, assado pelos pais, acompanhado de saladas confeccionadas por mães dos componentes das invernadas. A tarde, tivemos a cerimonia de entrega de medalhas e troféus, aos participantes vencedores da "GINCANA CULTURAL", desenvolvida durante o ano de 2009, elaborada e coordenada pelos posteiros culturais Fontoura e Carla.
O patrão Puglia, que estava de aniversário na sexta-feira, foi homenageado com o "Parabéns Gaúcho", e com uma música cantada pelo peão Cassio (5 anos), acompanhado pelo Pedro (5 anos) e a Valentina (4 anos). O patrão fez a entrega ao companheiro Luis, de uma foto de lembrança da Invernada Adulta, como forma de agradecimento ao apoio que tem recebido deste parceiro, nos eventos realizados pela invernada Adulta em 2009.

FOTOS DO PASSEIO