segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Chasque da 1ª Prenda Maira

Caros Amigos;

“A água lava... a água leva... você limpa a água?”*


O CTG Glaucus Saraiva, imbuído na campanha de preservação ecológica proposta pela Vice-Presidência de Cultura do MTG, vem desenvolvendo o projeto “Viver” Sustentável, o qual se dedica incentivar a conservação do manancial hídrico de nosso Estado, mormente do município de Porto Alegre.

Esse trabalho consiste a uma campanha educativa, que visa estimular a participação da sociedade ao uso consciente desse precioso recurso ambiental, através de ações concretas, tais como oficinas e palestras. A primeira etapa, realizada no mês de setembro, no Parque da Harmonia, consistiu na mobilização das entidades co-irmãs ao descarte apropriado do óleo de cozinha, culminando com uma oficina de seu beneficiamento na feitura de sabão.

Como se sabe, na primeira quinzena do mês de outubro, comemoramos a 16ª Semana Interamericana da Água, bem como a VIII Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul. Visando render nossa homenagem, aproveitamos esse espaço de divulgação para reafirmarmos nossa participação nesta importante causa, veiculando sugestões à melhor utilização da água em nossas residências, destinada a todas as idades, mas que podem refletir resultados surpreendentes, tais como:


Banho
Ao ensaboar-se, feche as torneiras. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboar as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Evite banhos demorados. Reduzindo 1 minuto do seu banho você pode economizar de 3 a 6 litros de água. Imagine numa cidade onde vivem aproximadamente 2 milhões de habitantes. Poderíamos ter uma economia de, no mínimo, 6 milhões de litros.

Louça
Lave as louças em uma bacia com água e sabão e abra a torneira só para enxaguar. Use uma bacia ou a própria cuba da pia para deixar os pratos e talheres de molho por alguns minutos antes da lavagem, pois isto ajuda a soltar a sujeira. Utilize água corrente somente para enxaguar.


Verduras
Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.


Pequenas ações, simples alterações em nosso cotidiano, que não apenas evitam desperdício, como serve de garantia ao acesso universal à água, fonte mater da vida.

PARTICIPE! Mobilize seus familiares, amigos e vizinhos!

Em breve estaremos divulgando novidades a respeito do projeto.


SAUDAÇÕES TRADICIONALISTAS!

Cordialmente,


Maira Simões Rodrigues,
1ª Prenda do CTG Glaucus Saraiva


Fonte:
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – http://www.portoalegre.rs.gov.br/
IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - http://www.idec.org.br/
Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul: Escola na Rede - http://www.escolanarede.sefaz.rs.gov.br/webpart/public/itemvisualiza.aspx?itemuid=bd74ba2b-5708-49e4-9736-d69d90aaeaa9

* A frase é o tema da Semana Estadual da Água 2009.

Nenhum comentário: