sábado, 31 de outubro de 2009

PEQUENAS AÇÕES QUE VALEM MUITO!



O que mais chama atenção nesta imagem? Por certo, o acumulo de lixo. Agora, repare no excesso de sacolas plásticas dentro do barco, retiradas de nosso Arroio Dilúvio?

Se isso te preocupou, leia com atenção esse texto, pois todos nós somos responsáveis a mudança desse panorama.





O DIA DO CONSUMO CONSCIENTE foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente no último dia 15 de outubro. Tal data objetivou a diminuição do uso das sacolas plásticas, tão nossas conhecidas, as quais chegam aos nossos lares, diariamente, com nossas compras feitas em magazines e supermercados.

Aparentemente inofensivas, as sacolas plásticas passaram a ser preferencialmente utilizadas dada a praticidade que representam, bem como a pseudo economia que denotam, vez que podem também ser utilizadas para o acondicionamento do lixo. Entretanto, o descarte inconsciente dessas sacolas contribui significativamente a impactos ambientais desastrosos.

Mas tu deves estar te perguntando: qual a relação disso com a preservação e uso consciente da água?

Resposta: TODA! Além de poluírem as margens dos rios, lagoas, etc., são responsáveis, pela morte de animais aquáticos por sufocamento na medida em que as confundem com comida, entopem bueiros, contribuindo com enchentes, sem contar que são produzidas a partir do petróleo e demoram cerca de 100 anos para se decompor.

Por essa razão, a alteração de nossos hábitos é indispensável!

Ao fazer suas compras, opte por levar seus pertences em caixas de papelão (material de higiene, limpeza, etc) e os alimentos em ecobags (disponíveis em vários modelos e tamanhos), que poderás adquirir nas redes de supermercados, e usá-las sempre que necessário. Em não sendo possível, acondicione somente os gêneros alimentícios em sacolas plásticas, já que por determinação da ANVISA, alimentos não podem ser acondicionados pelos Supermercados em materiais os quais já foram objeto de reciclagem.

Ao descartar o lixo doméstico, não deixe de separar em orgânico e reciclável ( também chamado de seco). Para esse último não é preciso colocá-lo em sacos plásticos, mas em caixas ou sacos de lixo maiores. Sobre os sacos de lixo, muitos são fabricados com material reciclado, ao contrário das sacolas de supermercado. Se puder dar preferência aos sacos de lixos dessas empresas, faça. Assim, você ajuda a diminuir a pressão sobre recursos naturais como petróleo e gás natural.

Se cada um de nós fizer a sua parte, iremos ajudar significativamente o nosso meio ambiente e, em especial, contribuiremos ao uso consciente da água, a seiva da vida!

Participe da campanha proposta pelo Projeto Viver Sustentável, mobilizando seus familiares, amigos e vizinhos quantoa importância da preservação do nosso manancial hídrico.


SAUDAÇÕES TRADICIONALISTAS!

Cordialmente,


Maira Simões Rodrigues,
1ª Prenda do CTG Glaucus Saraiva.

Fontes:

Estado e Sociedade
- http://www.lcapromo.com.br/estadoesociedade/tag/coleta-seletiva/

Sacolas Plásticas, diga não!
http://images.google.com.br

Ministério do Meio Ambiente
http://www.mma.gov.br/sitio/

http://perspectivabr.files.wordpress.com/2008/02/diluvio.jpg

Nenhum comentário: