segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Inaugurada a estátua de Jayme Caetano Braun


O município de São Luiz Gonzaga, está homenageando um dos mais importantes artistas do Rio Grande do Sul e seu filho ilustre.

O pajador Jayme Caetano Braun ganhou um monumento em sua homenagem. A inauguração de uma estátua com 6 metros de altura e pesando 9 toneladas de concreto armado, foi inaugurada no sábado à tarde na BR 285, junto ao trevo de acesso à cidade.

A obra foi criada pelo escultor local Vinicius Ribeiro, primo em terceiro grau do pajador. Na obra o Jayme Caetano Braun, está de bota, chapéu, guaiaca, pala, bombacha e segura uma cuia.

A programação de inauguração do monumento começou na sexta-feira com o 18 Jantar Poético organizado pela Casa do Poeta.
No sábado, pela manhã, junto ao CTG Galpão de Estância, onde o pajador foi fundador, houve hasteamento das bandeiras e cerimônia de abertura do Encontro de Payadores, seguido da palestra ''Cultura Arte e Payada'', ministrada por Dilmar Paixão.

Um piquete de cavalarianos do CTG Galpão de Estância partiu da casa onde Jayme Caetano Braun, viveu. Ao trevo da BR 285 junto à estátua, a chama crioula foi entregue à esposa do pajador, Aurora Braun. Além de autoridades locais e estaduais, também prestigiaram a solenidade o filho e o neto do poeta, José Raimundo e Luciano Braun.''Jayme, possui uma obra admirada não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil e em boa parte da América do Sul'', afirmou.

Segundo o escultor, o turismo é importante, mas não é prioridade. ''Essa terra missioneira que pisamos é riquíssima de cultura e história.


fonte: jornal correio do povo/edição 12/10/2009
foto: TIARAJU GOLDSCHMIDT / ESPECIAL / CP

3 comentários:

Anônimo disse...

A bem da verdade o sobrenome de Jayme é BRAUN com "N", e não com M como consta no texto
Hilton Araldi
Passo Fundo
e-mail - hiltonaraldi@gmail.com

Anônimo disse...

ok.
obrigado pela observação.
peço desculpas por não revisar o texto do sitio do correio do povo.
já está devidamente arrumado.

Darci disse...

Erraram, Zélia Brau não é viu de Jaime e sim irmã dele e é da macanuda rádio Aliança,PoA. Darci Éverton Dárgen