domingo, 22 de março de 2009

OS FARROUPILHAS E SUAS FAÇANHAS

O Tema da Semana Farroupilha 2009, "Os Farroupilhas e suas Façanhas", já virou estudo obrigatório para todos os tradicionalistas, afinal, em setembro, o desfile do dia 20, terá estes episódios como pano de fundo. Aproveitando a deixa do Rogério Bastos, da FCG e nosso professor, faremos o acompanhamento por meio do chasque-eletrônico, da participação do Rogério no Programa "Coisas do Sul" do sbt, colocando o vídeo e apoiando-o com o texto do Companheiro Manoelito Savaris, que pode ser conferido a seguir:
1. O PRIMEIRO ATO: INVASÃO DE PORTO ALEGRE

Depois de meses de discussões na Assembléia Provincial e no interior das lojas maçônicas os farroupilhas resolveram invadir Porto Alegre, na noite de 19 para 20 de setembro de 1835. Jose Gomes Vasconcelos Jardim reuniu um grupo de farroupilhas em Pedras Brancas, cruzou o Lago Guaíba e se encontrou com Onofre Pires da Silva Canto na região sul da capital, que o esperava com outro grupo de farroupilhas.
Na madrugada do dia 20 de setembro os farroupilhas chegavam na Ponte da Azenha, se defrontaram com uma patrulha policial, derrotaram os caramurus e puseram o Presidente da Província Antonio Rodrigues Fernandes Braga, em fuga para a cidade de Rio Grande. Foi escolhido como Presidente da Província Marciano Pereira Ribeiro e como comandante-das-armas o Coronel Bento Manoel Ribeiro.
Fonte: Manoelito Savaris - IGTF
Continua na próxima semana. Não percam a participação do Rogério no quadro "Chasque do MTG" no Coisas do Sul; sempre aos domingos, às 09:00h. Até lá!

Um comentário:

Jean Carlo Martins Bastos disse...

Ficou muito bom o trabalho dos nossos posteiros. Para quem não tem acompanhado pelo SBT nas manhãs d edomingo, o Fontoura e a Carla tão de parabéns...show de bola!!! Vcs são Dezzzzzzzzzzzz