domingo, 20 de setembro de 2009

1º Jantar Farroupilha

Buenas Gauchada;

As comemorações da Semana Farroupilha estão chegando ao seu fim e foram tantas as atividades e participações que tivemos, que foi difícil registrar a tempo tudo que acontecia. Alguns eventos em que participamos tiveram grande repercussão, como o 1º Jantar Farroupilha, ocorrido no último dia 15 de setembro, às 20h30, no Clube Farrapos.


Com o objetivo de incluir os clubes sociais na Semana Farroupilha e homenagear o Rio Grande do Sul, a FEDERACLUBES – Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais, criou o Jantar Farroupilha, no qual dez clubes sociais de Porto Alegre foram representados pelos seus "Cooks" ou como os gaúchos costumam falar "cozinheiro vaqueano" no preparo do jantar, e cada um foi responsável pela elaboração de um prato tradicional da culinária gaúcha. Os clubes que fizeram parte do 1º jantar, foram: Grêmio Náutico Gaúcho, Teresópolis TC, Geraldo Santana, Lindóia TC, Partenon, Clube do Professor Gaúcho, Caixeiros Viajantes, Farrapos, Sogipa e Maçonaria.


A Equipe de Cozinheiros do nosso Clube Geraldo Santana (Os Cooks) são buenos, mas quando souberam que o prato deveria ser da tradicional culinária gaúcha, pediram auxílio para quem enetende do riscado e um dos integrantes da Confraria da Panela de Ferro do CTG Glaucus Saraiva, o nosso 1º Sota-Capataz, Adriano Medeiros, se pilchou a preceito e não se fez de rogado, apeou de seu cavalo, e mesmo em meio aos festejos farroupilhas, onde a sua participação foi fundamental com o Projeto "Um Olhar Farroupilha", seguiu unindo forças com os nossos companheiros de clube e se atracaram a preparar um suculento prato típico gaúcho.






Nosso companheiro Adriano Medeiros, que recentemente palestrou em nossa entidade sobre a culinária gaúcha, para nossas prendas e peões, apresentou o prato "espinhaço de ovelha com aipim e quibebe", que recebeu a denominação de "ESPINHAÇO À PONCHE VERDE", demonstrando todo o seu preparo intelectual e prático, afinal, quem ensina tem que saber fazer!



Nossos companheiros de clube ficaram agradecidos pela participação do representante do CTG Glaucus Saraiva nessa equipe de especialistas, mas, assim como o homenageado, o grande Nico Fagundes, no 1º Jantar Farroupilha, o prato e o "cozinheiro" também eram tradicionalistas, até o Presidente Peixoto que geralmente se apresenta de "cola-fina" resolveu entrar "nas botas" para fazer um costado para o nosso Sota-Capataz.




Pela cara do pessoal aí da foto, a comida agradou! Em nome dos integrantes do CTG Glaucus Saraiva, o nosso agradecimento e o reconhecimento ao companheiro Adriano por tão bem nos representar em mais este evento.

Um comentário:

maeloisa disse...

visite o meu tb
http://maeloisa-wwwfinissimabela.blogspot.com/


ESSA NOSSA TERRINHA É BOA