quarta-feira, 1 de julho de 2009

Chasque de Dorotéo Fagundes

Buenas Gauchada;

Agora, volta-e-meia, estará aqui no chasque-eletrônico o companheiro Dorotéo Fagundes, dividindo a sua opinião e seu conhecimento tradicionalista com os nossos integrantes. Ao grande artista Dorotéo Fagundes, as "BOAS-VINDAS" de todos os integrantes do CTG Glaucus Saraiva.

Natural de Uruguaiana / RS, 30 anos de carreira, radicado há 27 anos em Porto Alegre, o cantor, poeta, compositor e guitarreiro DOROTÉO FAGUNDES, desenvolve um trabalho musical de raiz, com estilo próprio, fazendo Pátria, semeando cultura por onde passa.

Há 15 anos é apresentador do programa Gauchesco e Brasileiro para 75 rádios no RS, SC, PR e Argentina; e há 5 anos é apresentador do programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, que fez líder de audiência da emissora e do segmento no país.

Dorotéo Fagundes

PEDRO RAIMUNDO O CATARINA MAIS GAÚCHO DO PLANETA

Na semana de 29 a5 de julho comemora-se dia 29 O Dia de São Pedro, santo padroeiro do RGS, dia 02 Dia do Hospital, e ainda no dia 29 marca o dia de Nascimento de Pedro Raimundo o catarinense mais gaúcho de todos os tempos e mais famoso cantor regionalista das décadas de 50 e 60. Foi justamente no dia de São Pedro no ano de 1906 em Marui SC , que nasceu o famoso Pedro Raimundo, artista que empolgou multidões pelo rádio e que inspirou Luiz Gonzaga - usar a roupa de vaqueiro nordestino em suas apresentações. Tanto um quanto o outro foram astros precursores do canto regional do Brasil. Era o Sul e o Nordeste plasmados culturalmente no Rio de Janeiro por seus talentos, ensinando o país a glorificar sua arte regional. Pedro Raimundo antes de ser ídolo nacional, viveu em Porto Alegre , foi funcionário da Carris e sempre esteve envolvido com música. Aos novos valores que surgem atropelando a tradição, bem que poderiam se espelhar em Pedro Raimundo que embora já tivesse formação jazistica, enfrenou o regionalismo autentico e fez fama, sem precisar descaracterizá-lo. Nossa recente estada e convívio com brasileiros nos EUA – comprovamos que eles também querem consumir a arte regional pura dos pampas e que não se emocionam com os manifestos musicais eletrizantes de hoje, mesmo que de bota e bombachas, porque são exibidos sem compromisso cultural. Pedro Raimundo esta vivo em suas obras e nas dos que não perderam a razão de cantar o pago como ele é, sem modismo, do jeito que o mundo gosta do regional gaúcho que está nos seus melhores compositores e cantores, requintado e culto. Por isso prestamos essa homenagem ao Pedro do povo que deu adeus a sua Marina quando sentiu que algo não estava normal. Diz o verso – “Nasci lá na cidade me casei na serra, com a minha Mariana moça lá de fora, um dia estranhei os carinhos dela disse adeus Mariana que eu já vou-me embora”. Que belo exemplo de originalidade de alguém que fala consigo e responde naturalmente seus sentidos pondo em prática a reta razão, cortando o mal pela raiz. Creio que no mundo moderno o homem há muito esqueceu de atender a voz do espírito, a intuição, por isso o mal se expande e tantos problemas surgem do nada.

Para pensar: Feliz daquele que originalmente se expressa e copia o rumo apontado pelo coração.

Fonte: Sítio Cyber Galpão /Chasque Pampeano

Nenhum comentário: