quinta-feira, 30 de julho de 2009

Chasque do Dorotéo Fagundes


Domingo dia 26 foi o dia dos Avós! Que coisa mais terna e amiga do que nossos avós? Dizem que eles vieram para deseducar os filhos dos filhos. Claro que trata - de folclore, mito. É bem verdade que eles devotam aos netos a atenção que não dispensaram aos seus filhos. Meus avós por parte de Mãe foram Cantilho e Olga Fagundes; e por parte de Pai, Bento e Matilde de Abreu. Dos quatro não tive o privilégio de conhecer o vô Bento, que padeceu muito cedo, meu pai era criança. Mas das histórias dele até hoje ouço e me orgulho porque meu avô era um homem na verdadeira concepção da palavra. Gaúcho, trabalhador, austero, respeitador e respeitado. Tinha a profissão de Carreteiro. Minha vó por parte de pai morreu com 90 e pico de anos, era uma doçura, ficando viúva cedo de Bento não teve mais ninguém, e criou bem todos os filhos, com muito sacrifício, mas com a suavidade de uma pluma, coragem de uma leoa e a sabedoria dos antigos. Com meus avós materno, convivi pouco, porque morreram cedo. De todos eles tenho retratos em casa, e parece que estão ali, no convívio, sempre nos olhando e cuidando, nem sinto saudade, porque falo todos os dias com eles pelos retratos. Ao tempo que cultuo meus avós, homenageio a todos os avós do mundo visível e invisível. Lamentando apenas que infelizmente tem gentes que nem sabe o nome de seus avós. Essa mania moderna, impaciente e inconseqüente de formar famílias, com vários companheiros e companheiras, deixou os avós esquecidos, num plano quase oculto. Tristemente constato e delato que nossos pais ignoram o melhor capital, a criança e o velho. Tratam velhos como crianças e crianças como bibelôs ou como se tivessem capacidade de se governar. Na cultura oriental os avós são reverenciados e consultados, enquanto no ocidente, são tidos como peso. Santa ignorância, porque uma consciência não envelhece. Mesmo que o corpo ande devagar a alma, o espírito e a inteligência não envelhecem, e quanto mais antiga a inteligência, mais sábia. O dia dos avos existe porque é o dia que devemos lembrar abraçar e começar a respeitar mais os avós.

Para Pensar: O corpo envelhece, mas consciência e o espírito não, por isso saibam aproveitar mais o conhecimento e a experiências de todos os Vovôs e Vovós!

Nenhum comentário: