quinta-feira, 9 de julho de 2009

Chasque do Dorotéo


Aos Pescadores

Certamente a profissão mais antiga do mundo seja a de pescador! Desse homem destemido que nos mares, nos rios, nos lagos e lagoas arrisca diariamente sua vida para o sustento da prole e riqueza da nação. Como certamente também seja a pesca hoje o laser mais famoso, mais concorrido. Digo isso porque, o peixe que vai ás mesas, são frutos dos pescadores profissionais que a milênios nos alimentam como profissão. E como laser duvido que tenha algum ouvinte nesse momento que não tenha feito uma pescaria amadora. Eu me criei no meio deles, meu pai, meus tios, meus padrinhos, todos foram e outros ainda são pescadores. Meu irmão Quico (João Antônio Fagundes de Abreu) é o que nestes tempos, mais se ocupa dessa magnífica arte de pescar, quase todas as semanas, vai as barrancas de algum rio ou barragem, atirar uma linha na água, agora sempre acompanhado do filho Capincho, a quem certamente já ensinou folcloricamente os segredos do pescar. Quando guri, eu várias vezes, com caniço a mão e me fisgando, tirei lambaris, pintados e jundiás. De linha de mão traíras. De rede, dourados que vinham comer os peixes já presos, quando o velho Rio Uruguai dava peixe em qualquer lua. É bem certo que o costume da pesca nos remonta a eras passadas, que atavicamente sentimos essa vontade e prazer de pescar. Sim, por diversão, mas pelo gen da sobrevivência que motiva as pescarias, que nos faz passar trabalho e não sentimos,vivemos apenas e depois sentimos saudade. Então o homem moderno, quando em vez, esta saindo para pescar, e que alegria! Do trajeto até o ponto do acampamento é tudo felicidade, emoção. No pesqueiro vale tudo, das grandes verdades as maiores mentiras, são ditas e aceitas sem censura para não perder o parceiro. Uma pescaria renova qualquer ser, e mais do que isso, centra, socializa o homem, que fundido com o meio ambiente, deve respeitar as leis da natureza para obter sucesso no seu objetivo. Do contrário valerá as lições divinas desse convívio que nos ensina a ser gente. Parabéns aos pescadores que respeitam uns aos outros como a sim mesmo.

Para pensar: Ensinar a pescar, sempre será a melhor lição de vida!

Nenhum comentário: