sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tio Telmo é o Patrono



Buenas Gauchada;

Acabo de ler no "Chasque Pampeano" que o Tio Telmo será o Patrono da Semana Farroupilha 2009. Mas que bela escolha! É um motivo de muito orgulho para todos nós tradicionalistas, ter um ícone como Telmo de Lima Freitas escolhido como o patrono da mais importante semana do nosso estado.



Telmo de Lima Freitas nasceu em 13 de fevereiro, no município de São Borja. Filho do oficial do Exército, Leonardo Francisco Freitas e da campeira, Mariana de Lima Freitas, desde muito cedo demonstrou interesse pela carreira musical. Aos 14 anos, já participava do grupo Quarteto Gaúcho. Nos anos 50, apresentou o programa gauchesco Porongo de Pedra, em uma rádio de São Borja. Seu primeiro disco, O Canto de Telmo de Lima Freitas, foi lançado em 1973. Ao lado dos amigos Edson Otto e José Antônio Hahn, conquistou o troféu Calhandra de Ouro, da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaina, com a canção Esquilador, um de seus maiores clássicos.


A figura de Patrono busca homenagear pessoas que tenham se destacado na produção e divulgação da cultura gaúcha.






O companheiro Felipe Basso, do MTG, divulgou texto e foto para ilustrar a escolha do Tio Telmo como Patrono da Semana Farroupilha, mas eu não poderia deixar de aproveitar esta oportunidade para colocar no chasque-eletrônico do CTG Glaucus Saraiva a fotografia que eu tirei com o Tio Telmo! Maszaaah!


O evento também já conta com a música-tema "Façanhas por ideais de Farroupilhas Imortais", escrita pelo poeta Albeni Carmo de Oliveira e com música de Francisco Fighera e Clóvis Frozza. A canção será gravada em estúdio até o início de maio e disponibilizada para download gratuito no site http://www.semanafarroupilha.com.br/.




Mestre de truco, com sua melena grisalha e sua barba patriarcal, sério e solene, é o próprio pajé missioneiro, referência obrigatória do gauchismo. Grande e querido Jundiá, que Deus te abençoe sempre e te conserve muitos anos entre nós, com tua gaita, com teu violão e com teu autêntico gauchismo!


Fonte: nico.fagundes@zerohora.com.br – em 28/05/2007

Nenhum comentário: