domingo, 5 de abril de 2009

Cuidado com as Pilchas!


É comum o desconhecimento das regras para o uso da pilcha gaúcha no âmbito do Tradicionalismo organizado. Nos CTGs, por total falta de divulgação, também acontecem impropriedades. Novos sócios passam a freqüentar as Entidades Tradicionalistas sem receberem as necessárias informações das respectivas Invernadas Culturais. Por desconhecimento, então, passam a deturpar a pilcha gaúcha tradicional e a induzir ao erro outros sócios recém-chegados ao meio tradicionalista. Os modismos, certamente, influenciam muito nessas deturpações verificadas no uso da indumentária correta. Divulgar nos espaços virtuais na Internet, além de promover palestras dentro das entidades, por exemplo, seria uma boa maneira de contribuir para amenizar este problema. Estes são deveres tradicionalistas, pelo bem maior da preservação e da continuidade da Cultura Regional pertencente a todo o Povo Gaúcho.

Fonte: Bombacha Larga


Então gauchada, vamos tomar cuidado com a nossa pilcha, principalmente quando estivermos em algum evento oficial dentro de nosso galpão, em alguma entidade co-irmã, ou ainda e, principalmente, se estivermos representando a nossa entidade. Na dúvida perguntem ao pessoal da Invernada Cultural.


Falando em "Pilchas", aqueles integrantes das Invernadas Artísticas do CTG Glaucus Saraiva que ainda não entregaram a sua "Pilcha"...!!!??? por obséquio, não deixem de fazê-lo, o mais breve possível. "Vamo tomá tenência indiada e devolver as pilchas d'uma vez!!!" Até!

Nenhum comentário: