quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sarau no MTG




O vice-prefeito e secretário extraordinário da Copa 2014, José Fortunati, participou ontem à noite, 14, do Sarau do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que tratou do tema Copa 2014 - Seus impactos e legados.






O evento, que ocorreu no auditório da entidade, durou cerca de três horas. Após a apresentação do secretário sobre as ações realizadas pela prefeitura, em parceria com governo do Estado e sociedade civil organizada, na preparação da cidade como sede dos jogos de 2014, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Manoelito Savaris, foi o mediador do debate.


O secretário destacou a importância da parceria do MTG no resgate da cultura e tradição gaúchas na organização da cidade para o evento. “É importante destacarmos o diferencial do Estado de forma positiva, o MTG é um grande parceiro na demonstração da cultura gaúcha”, afirmou. De acordo com Fortunati, é necessário aproveitar o processo da Copa para colocar o Estado e a cultura gaúcha no cenário mundial. “Vamos mostrar os atrativos da nossa região, como a cultura, a gastronomia e o turismo, para atrair o maior número de visitantes”, destacou o secretário. Projetos - Na ocasião, foi sugerida pelos participantes a criação de um parque temático com exposição da cultura sul-rio-grandense, que retrate a identidade do gaúcho durante o evento futebolístico. Também foi discutida a qualificação dos galpões. O secretário destacou que as entidades tradicionalistas deverão apresentar projetos executivos para captação de recursos. Fortunati colocou a estrutura técnica da secretaria da Copa à disposição para auxiliar o MTG.




Movimento Tradicionalista Gaúcho - Criado em 1966, o MTG é a entidade associativa que congrega mais de 1,4 mil entidades tradicionalistas legalmente constituídas, conhecidas por Centros de Tradições Gaúchas ou outras denominações afins. É uma sociedade civil sem fins lucrativos, dedica-se à preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha, por entender que o tradicionalismo é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica, conforme descreve simbolicamente o Brasão de Armas do MTG, com as sete folhas do broto, que nasce do tronco do passado.

Fonte (1): Rogério Bastos - FCG
Fonte (2): Sítio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Nenhum comentário: