domingo, 19 de abril de 2009

Dia Cultural 1ª RT

Domingo pela manhã o CTG Glaucus Saraiva esteve prestigiando o evento cultural promovido pelos companheiros da 1ª Região Tradicionalista, organizado nas dependências do DTG Marca Gaúcha, no bairro Ponta Grossa - Porto Alegre.


Depois do credenciamento aguardávamos o início das atividades do dia, antes porém, como já se tornou hábito em eventos da região, foi servido um gostoso café da manhã, com frutas, pães e bolachas.


Quando se falou em café, a gauchada já começou a se "aprumar" e foi se recostando p'ras bandas da mesa e foi logo se servindo. O nosso Patrão Púglia e a nossa Patroa Ivana não tomaram o café mas, não abriram mão de "beliscar" um bolinho das "Gurias" do Roda de Chimarrão.



Já no caso da Carla e do Fontoura...bem! o retrato já diz tudo!!!


Bueno! cafezito tomado, era chegada a hora da abertura do evento que contou com a presença do Coordenador da 1ª Região Tradicionalista, o companheiro Tomazzini.


A companheira Jeanine aproveitou o evento para ajustar algumas questões pendentes junto ao nosso coordenador e mateando, colocou muito assunto em dia.

Depois da abertura realizada, várias foram as oficinas e "mostras" que se iniciaram pelo galpão. O DTG Marca Gaúcha tava repleto de gente interessada na cultura do povo do Rio Grande do Sul e todas as mesas foram muito prestigiadas por todos os presentes.



Uma das bancadas mais visitadas e elogiadas foi a mostra do pessoal do "Roda de Chimarrão" que apresentou vários tipos de chimarrão, cuias, bombas, ervas e, inclusive, sorvete e bolo com erva de chimarrão. As companheiras Ana Paula, Marinete, Janesca e Bernadete, chegaram cedo para montar todo o aparato que encantou todos aos presentes no evento.


Uma pequena feira de artesanato em apoio aos carentes "Anjos da Tinga", também foi montada no espaço do galpão do DTG Marca Gaúcha.


Agora, quem esteve de parabéns foi o Peãozinho Vinícius, do CTG Glaucus Saraiva. Único representante das Invernadas de nossa entidade, o Vinícius estava solito "no más", mesmo assim, não se fez de rogado, apesar de não contar com o costado dos demais companheiros de CTG, ele esteve atento a todas as atividades, prestigiando seus companheiros tradicionalistas que realizavam o seu evento em pleno domingo.

Enquanto o Vinícius visitava os estandes no galpão, o nosso Patrão Púglia, a Dona Ivana, a Prenda Gisele e a companheira Magda, trocavam impressões sobre a participação de nossos integrantes em eventos desta natureza.

Outra oficina muito interessante, foi a de materiais reciclados. Bonequinhas, enfeites, brinquedos e até um cavalo-de-pau, do tipo que a gente usava quando criança, podia ser visto na mostra. Foi uma grande oportunidade que alguns de nossos integrantes não souberam "valorizar" e aproveitar para demonstrar as suas habilidades e criações que são tão bonitas e interessantes quanto estas que estavam sendo exibidas neste evento.


O importante foi ter prestigiado os nossos companheiros que se dedicaram na manhã deste domingo e, principalmente, ter representado a nossa Entidade Tradicionalista, o CTG Glaucus Saraiva.


Antes que a manhã terminasse, o companheiro Anderson, do Departamento Jovem da Subcoordenadoria, realizou a primeira parte da Gincana Cultural. Já que não havia nenhum de nossos representantes do Núcleo Jovem presentes, o Peão Vinícius se inscreveu solito para dar a sua contribuição com o evento. Parabéns Vinícius!!!
Concluída a primeira tarefa da Gincana, agora era só esperar o almoço. O Patrão Leonel Púglia, ao lado do companheiro Algenor, Subcoordenador da Zona Sul, aguardava a "bóia" mateando um chimarrão dos bueno!!!

Nenhum comentário: