segunda-feira, 13 de abril de 2009

I Gincana Cultural do CTG Glaucus Saraiva

As incrições para a I Gincana Cultural do CTG Glaucus Saraiva já começaram. As equipes já estão se movimentando e formando grupos de oito integrantes, sendo quatro juvenis/adultos e quatro mirins. Nos próximos dias estaremos divulgando os detalhes da Gincana a se realizar ao longo do ano e da premiação que ocorrerá no encerramento de nossas atividades, no passeio para Tapes ou para as Custódias, nos moldes do ano passado. Serão medalhas individuais e um Troféu, especialmente confeccionado para este evento. Não perca tempo e inscreva a sua equipe, pessoalmente com a Invernada Cultural ou por meio de mensagem para o Chasque-eletrônico (jrfontt@gmail.com).
A primeira equipe já se inscreveu:
Nome da Equipe - "Farrapos-Ataca as eguas Salvador" - Componentes - Victória, Gabriel, Henrique e Jacson (Juv/Adulto) e Gabriela, Louise, Yuri e Vinícius (Mirim).
“I GINCANA CULTURAL DO CTG GLAUCUS SARAIVA”

*TAREFAS - 2009

1.Construção de um brinquedo com o uso de materiais recicláveis; (15 pontos)

2.Trazer um brinquedo antigo e fazer uma demonstração; (20 pontos)

3.Confecção de um cavalo de taquara ou madeira (15 pontos) e realização de carreira, (5, 10 e 15 pontos)

4.Criação de histórias em quadrinhos referentes ao tradicionalismo (25 pontos);

5.Apresentação sobre os SÍMBOLOS DO RIO GRANDE DO SUL (a Bandeira, o Hino e as Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão e o prato típico Churrasco). Orientação: um grupo de no mínimo 4 integrantes deverá falar sobre um dos símbolos gaúchos listados acima. Eles podem utilizar quaisquer recursos pedagógicos (musical, cartaz, próprio objeto, foto, etc) para apresentação (30 pontos);

6.Uma apresentação artística de dança tradicional, dança de salão, cantar, tocar um instrumento ou uma payada; (50 pontos).

7.Dois integrantes de cada equipe, um Mirim e um Juvenil/Adulto, deverão fazer no próprio Galpão uma redação falando sobre um símbolo gaúcho. A escolha é livre entre todos os símbolos listados, por isso pedimos que os integrantes já se preparem antes. (50 pontos).

8.Cada equipe deverá apresentar teatralmente um conto ou uma lenda gauchesca. O tempo para a apresentação de cada equipe será de no máximo 10 minutos; (50 pontos).

9.Um integrante da equipe deverá declamar uma poesia que tenha como autor o Tradicionalista Glaucus Saraiva da Fonseca (30 pontos).

10.Utilizando o linguajar típico gaúcho (com expressões características do homem do campo) um integrante de cada equipe deverá realizar uma comunicação oral, em no máximo 7 minutos, sobre o tema “A importância do Meio Ambiente”. (30 pontos)

11.Prova de ritmos musicais: a tradicional dança da cadeira, onde dois casais de cada equipe deverão dançar conforme a música (5, 10 e 15 pontos);

12.Cevando o mate – um representante por equipe deverá demonstrar sua habilidade na arte de cevar um bom chimarrão (30 pontos).

13.Prova do Chasque – cinco integrantes de cada equipe deverão se revezar na entrega do chasque. Durante o percurso terão que ultrapassar obstáculos como: carreira-à-pé, corrida-do-saco, perna-de-pau, corrida-com-tamanco e carreira-à-cavalo (de pau), até chegar ao local da entrega da mensagem (50 pontos).

14.Prova de perguntas e respostas, onde o participante deverá responder corretamente, para ganhar pontos. Nesta prova participarão três componentes por equipe, sendo que um obrigatoriamente será Mirim. As questões poderão ser sobre Folclore, Tradição, Tradicionalismo, História do Rio Grande do Sul, História da nossa Entidade Tradicionalista e atualidades, (cada resposta certa vale 5 pontos).

15.Cada equipe deverá confeccionar um modelo de enfeite para mesa, com materiais recicláveis ou não, a apresentação do modelo completo valerá 10 pontos, sendo que cada exemplar a mais apresentado pela equipe, somará mais 2 pontos.

16.Prova do alimento, onde cada equipe deverá arrecadar o máximo de alimentos não perecíveis possíveis, para doação a uma entidade carente a ser escolhida pela Patronagem. A equipe ganhará pontos por unidade de alimento arrecadado. (2 pontos por Kilo/litro).

17.Prova do agasalho, onde cada equipe deverá arrecadar o máximo de peças para a campanha do agasalho de nossa Entidade. (Cada peça vale 2 pontos, o par de meias e luvas, contam como uma peça).

18.A participação dos integrantes de cada equipe, individualmente, em eventos fora de nossa Entidade, contará pontos para a sua equipe, mesmo que seja como “torcida” para a participação de algum integrante de outra equipe, devendo para isto ser comprovada com fotos. Cada participação individual valerá 5 pontos.

19.A equipe deverá apresentar o seu “lema” para ser utilizado pela torcida em eventos. O melhor lema será escolhido e valerá 20 pontos.

20.Prova “Campanha do Livro” – onde as equipes arrecadarão livros com temas tradicionalistas, poesias, história do RS, etc., para serem doados para a formação de nossa biblioteca. (5 pontos por livro).

Também faremos provas “surpresas” ou “inesperadas”, com pontuação a ser divulgada no dia de sua realização.

As tarefas foram pensadas para que todos possam participar integrantes das invernadas mirim, juvenil, adulta, assim como, os pais que quiserem auxiliar os seus filhos. O critério foi adotado para que as equipes tenham igualdade de condições na gincana. Isso não impede que os participantes inscritos convidem integrantes de outras entidades co-irmãs que queiram participar, no entanto, na condição de colaboradores, sem tomarem parte do concurso e da premiação.

As tarefas serão sorteadas para serem apresentadas nos eventos já programados pela nossa entidade ao longo do ano ou em data a ser marcada em nosso galpão.

A premiação das equipes vencedoras se dará no local de comemoração do encerramento das atividades do ano, a ser definido pela patronagem. A premiação contará com a entrega do Troféu “I Gincana Cultural do CTG Glaucus Saraiva” e de medalhas de 1º lugar para a equipe que somar o maior número de pontos. As equipes que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão medalhas para todos os integrantes. A divulgação das equipes e sua pontuação poderão ser acompanhadas por meio do chasque-eletrônico: (http\ctgglaucussaraiva.blogspot.com).
Em caso de dúvidas e ou sugestões entre em contato com a Invernada Cultural pelo endereço eletrônico: jrfontt@gmail.com

Porto Alegre, RS, 20 de abril de 2009.

Com um cinchado quebra-costelas;

Carla & Fontoura
Posteiros da Invernada Cultural
“É O SANGUE DE 35 QUE VOLTA VERDE PRA MIM”,

Nenhum comentário: