quinta-feira, 25 de junho de 2009

Festa Junina Sábado



Buenas Gauchada,


No sábado nós vamos participar da Festa Junina promovida pelo Clube Geraldo Santana e vamos aproveitar para dar sequência a nossa Gincana Cultural, com mais uma prova. Desta feita a tarefa consiste em uma pesquisa exatamente sobre esta temática: "Festas Juninas". O professor Rogério Bastos já fez toda a pesquisa e publicou no Caderno Piá 21 do Jornal Eco da Tradição, aliás, foi a partir desta matéria que tivemos a idéia de propor o tema, por isso, não há desculpas para não realizarem a tarefa. Em nosso galpão há alguns exemplares desta edição do jornal, é só pedir ao Patrão Púglia.


Alguns "naquinhos" da pesquisa do professor Rogério, publicada no Eco da Tradição.




SANTOS PADROEIROS


Os Santos Padroeiros do Ciclo Junino são comemorados de formas distintas nas seguintes datas do mês de junho: 13 - Santo Antônio; 24 - São João; 29 - São Pedro.




SANTO ANTÔNIO - é o santo casamenteiro.
SÃO JOÃO - é a festa junina mais popular no Estado.
SÃO PEDRO - é o nosso Santo Padroeiro do Rio Grande do Sul.


FOGUEIRAS

Para cada Santo existe um tipo de fogueira, ou melhor, há três formas diferentes de armar a fogueira: a quadrada, a cônica e a triangular.

COMES E BEBES

Pipoca, pinhão, canjica...etc.

Não esqueçam que o traje recomendado em nossas Festas Juninas é a Pilcha e, é claro, coloquem a bibliografia, ou seja, de onde vocês tiraram as informações...vale 50 pontos.

Bueno, esta não é a pesquisa, não! é só uma "amostrinha", todos devem pesquisar, vale pesquisar em outras fontes além do Eco da Tradição, mas vou logo avisando, a pesquisa do nosso professor "tá flor-de-especial". Então, até sábado!

Nenhum comentário: