quinta-feira, 18 de junho de 2009

Gildo de Freitas



Buenas Gauchada;

Esta semana é preciso que lembremos de um dos grandes personagens da música regional gaúcha e que deixou a sua passagem marcada para sempre na memória de todos os gaúchos. "Gildo de Freitas, o Trovador dos Pampas". Ídolo de muitos de nossos companheiros tradicionalistas, criador de um estilo, o trovador Gildo de Freitas, tem o seu nome obrigatoriamente lembrado em qualquer conversa sobre trova ou sobre o cancioneiro do Rio Grande do Sul. Quem nos apresenta um pequeno resumo de sua trajetória é a nossa querida Professora Elisa, Campeã da última edição do ENART fazendo parte do grupo de danças de nossa Entidade co-irmã "CTG Gildo de Freitas".


Nasceu em 19 de junho de 1919, ás margens de estrada de chão batido, que em 1919 era principal ligação entre Porto Alegre e o Litoral Norte, no Bairro Passo D’ Areia então zona rural de Porto Alegre. Certa vez descobriu uma cancha de carreira em Canoas e se ofereceu para cuidar dos Cavalos e depois para cantar e tocar gaita. Em 1964 viaja a São Paulo para gravar o primeiro Lp, “Gildo de Freitas o Trovador dos Pampas” com clássicos como Acordeona , Baile do Chico Torto, Historia dos Passarinhos e que jeito têm a Mariana.





Em novembro de 1982 é levado aos estúdios da RBS TV por Antonio Augusto Fagundes e Ivan Trilha para sua ultima aparição pública em um Galpão Crioulo, além do apresentador Nico Fagundes estava as “Gauchinhas Missioneiras” e “Os Serranos”. Foi a ultima oportunidade de ver Gildo de Freitas, sua última apresentação.


Morreu em 4 de dezembro de 1982 e foi sepultado dia 6 dezembro em Viamão no cemitério velho. Dia 4 de Dezembro, que também foi a data da morte de Teixeirinha em 1985, foi declarado DIA DO POETA REPENTISTA GAÚCHO e do ARTISTA REGIONAL GAÚCHO. E seus patronos Gildo de Freitas e Teixeirinha.


Fonte: Blog Gildo de Freitas

Um comentário:

Elisa disse...

Obrigado pelo espaço... Fico muito bacana...
Beijos
Elisa